quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Classificação das Plantas: as briófitas


Classificação das Plantas



Mas hoje iremos falar apenas das Briófitas.

As Briófitas são as únicas plantas avasculares, ou seja, não possuem vasos condutores de seiva, a água, sais minerais e outros nutrientes são transportados célula a célula, limitando assim o seu crescimento.
Elas não possuem raízes mas apresentam estruturas semelhantes chamadas de rizóides, que fixam a planta no solo e absorvem água, sais minerais e outros nutrientes, elas também apresentam estruturas que lembram folhas e caules que são chamados de filóides e caulóides.
As briófitas não possuem mecanismos relacionados com o controle de transpiração intensa que outras plantas possuem e isso é um dos motivos pela qual elas são restritas a ambientes úmidos. O outro motivo da restrição a ambientes úmidos é a sua reprodução. O gameta masculino das briófitas possui flagelo, dependendo de líquidos para se locomover.

Ciclo de vida das Briófitas

Geração duradoura: Gametofítica
Geração Temporária: Esporofítica

É o gametófito que dá origem aos gametas que formam o zigoto. Do desenvolvimento do zigoto resultam os esporófitos , que produzem os esporos, que são gerados por divisão meiótica e quando maduros são libertados, caem no solo, germinam e formam a nova planta, o gametófito.

Oosfera – gameta feminino produzido pelos arquegônios
Anterozóides – gameta masculino produzido pelos anterídios




Nenhum comentário:

Postar um comentário