segunda-feira, 16 de julho de 2012

Apoptose x Necrose


Apoptose x Necrose

São dois tipos de morte celular, no entanto são bem distintas:


Necrose( morte celular não programada): Após sofrer algum tipo de trauma, a célula perda parte da integridade da membrana plasmática, que permite a entrada de água no interior da célula, fazendo-a inchar assim como as suas organelas. Esse processo faz com que as organelas se rompem e extravasem os seus conteúdos para o citoplasma, começa o processo de autodigestão, no qual endossomas e lisossomas começam a degradar os constituintes citoplasmáticos. Essa degradação e a entrada de água na célula, causa a ruptura da membrana plasmática, fazendo com que os constituintes citoplasmáticos extravasem para o meio extracelular, esses conteúdos induzem a invasão de células fagocíticas (macrófagos) que irão ativar uma resposta inflamatória no organismo.
A necrose afeta várias células naquela região onde ocorreu o trauma, lesionando muito o organismo já que, a necrose não é “querida” pelo organismo.

Apoptose( morte celular programada): Inicialmente, as células sofrem um drástico murchamento de sua estrutura e começa a perder as suas microvilosidades e a desfazer as suas junções intercelulares além de começar a condensar a cromatina, condensando-se na periferia do núcleo. Logo em seguida, a célula começa a sofrer violentas movimentações parecendo que a célula está borbulhando (BLEBBING), isso leva á célula a fragmentar-se em diversos pedaços selados por membrana, são os chamados corpos apoptóticos, mas não há extravasamento de fluidos. Esses corpos apoptóticos expressam no folheto externo da membrana, o fosfolipídeo  fosfatidilserina, que sinaliza que esses corpos serão fagocitados por células vizinhas ou por macrófagos.
A apoptose é ocorre por “vontade” do organismo e como não há extravasamento de fluidos, não há resposta inflamatória (morte silenciosa), além de afetar apenas algumas células, não prejudicando o organismo. A apoptose atua como um meio de controle populacional, onde ocorre super povoamento, o processo de apoptose é induzido, ela atua também como mecanismo de defesa do organismo, por exemplo, se alguma célula for infectada por vírus, o organismo pode induzir a apoptose nessa célula para que o vírus não espalhe pelo organismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário